O professor deve estudar com muito cuidado e atenção as
características e necessidades típicas da faixa etária que irá ensinar.
As seguintes informações dão uma ideia, ainda que resumida,
das características comuns a cada faixa do crescimento e do desenvolvimento
humano, fornecendo também as implicações que delas decorrem para o ensino.
Estude estas relações, dando especial atenção ao grupo que irá ensinar.
BERÇÁRIO (2, 3
anos)
CARACTERÍSTICAS
- Físicas: Crescimento rápido; atividade; cansaço rápido; sentidos do gosto e do tato ávidos de estímulo.
- Mentais: Aprendizado rápido a partir das coisas que os circundam; usa os cinco sentidos para aprender; têm imaginação viva; vocabulário limitado, mas em crescimento; período curto de atenção.
- Sociais: Egocêntricos; confiantes; amorosos e carentes de amor; cheios de medo, raiva e frustrações; felizes; brincam sozinhos; pouco sentimento de grupo.
- Espirituais: Veem a Deus como real e vivo; oram com facilidade; amam a Deus sem dificuldades; são imitadores; podem imaginar Jesus como um grande amigo; a Bíblia representa algo especial.
- Emocionais: Dependentes; tímidos, têm temores imaginários; são sensíveis ao ambiente; necessitam de segurança e atenção; irritam-se com confusão quando cansados; têm compreensão literal; são cheios de deslumbramento e maravilha.
IMPLICAÇÕES
Necessidade de variações; liberdade para mudar de atividades
durante aula; fornecer material que possa ser sentido e manuseado.
Deixe que olhem, sintam e toquem; use histórias das quais
possam "participar", figuras e objetos que possam segurar e
"completar"; use métodos variados e curtos. Ensine a compartilhar, a
amar e a confiar em Deus, no professor e nos outros; ofereça oportunidades para
a livre expressão; torne agradável o tempo passado na Escola Dominical.
Ensine a orar, a cantar, a adorar; repita com frequência
versículos bíblicos fáceis de compreender.
Atenção individual, voz baixa, seja calmo; evite barulho e
confusão; faça que se sintam em casa; quando possível, inclua um professor do
sexo masculino; use programas variados que requeiram atividade muscular, e atividades
tranquilas; evite o uso de símbolos nos cânticos e nas histórias; leve-os a
descobrir a Deus.
PRÉ-ESCOLARES (4,
5 anos)
CARACTERÍSTICAS
- Físicas: Crescimento rápido; desenvolvimento muscular, faltando boa coordenação; habilidade em certos jogos; agressividade; brincalhões; cansam-se com facilidade.
- Mentais: Curiosidade; período curto de atenção; imaginação rica; vocabulário limitado; praticidade (tomam tudo ao pé da letra); muita fantasia.
- Sociais: Egocêntricos; amistosos; imitadores; querem aprovação.
- Emocionais: Medo; excitação.
- Espirituais: Imaginam Deus de modo pessoal como o pai; confiam nele e o amam; diferenciam o certo do errado; prestam sincero culto a Deus; têm fé.
IMPLICAÇÕES
Tire tempo para atividades físicas; dê-lhes alguma
responsabilidade; varie o período das aulas.
Responda com atenção às perguntas deles; utilize-as em aula;
varie; promova jogos que usem a imaginação; seja claro, empregue palavras que
eles conhecem; raciocine com eles; exemplifique com histórias e auxílios
audiovisuais. Ensine-os a compartilhar; seja amigo deles; dê bom exemplo;
demonstre amor.
Ensine o amor de Deus; oriente-os em suas formas, de
expressão.
Ensine-os a relacionar-se com Deus através da oração;
faça-os saber que Deus aprova o que é certo; proporcionem-lhes tempo para
adoração; ensine a presença de Jesus.
PRIMÁRIOS (6-8
anos)
CARACTERÍSTICAS
- Mentais: Período curto de atenção; levam tudo ao pé da letra, pensam de maneira concreta; imaginativos, raciocínio crédulo; interesse pelas necessidades físicas; observadores.
- Emocionais: Felizes; excitáveis; impacientes; simpáticos; precisam de segurança.
- Sociais: Amáveis com os companheiros da mesma idade e com o sexo oposto; egoístas; gostam de ajudar; necessitam de livre-expressão; preferem as atividades individuais.
- Espirituais: Têm fé natural e creem na oração; são espiritualmente sensíveis; em geral gostam da Escola Dominical; são preconceituosos; visualizam Deus como santo, cheio de amor e de força.
IMPLICAÇÕES
Promova muitas atividades; ofereça oportunidades para a
livre-expressão.
Varie os procedimentos; seja claro e preciso; permita-lhes
usar a imaginação, mas leve-os a distinguir o real do irreal; raciocine com
eles; use auxílios audiovisuais.
Divirta-se com a classe; o professor deve ser calmo; ensine
paciência; ensine a confiança em Deus; incentive-os à solidariedade com as
necessidades alheias. Agrupe-os; ensine a compartilhar; promova tarefas que
dêem oportunidade de colaboração; oriente a livre-expressão.
Forneça-lhes tempo para orar e cultuar; incentive-os a ser
obedientes a Cristo; leve-os a experimentar o amor e a ajuda de Deus.
INTERMEDIÁRIOS
(9-11 anos)
CARACTERÍSTICAS
- Físicas: Energéticos e ativos; sadios, crescimento físico lento, exceto os músculos; resistentes; vagueadores.
- Mentais: Poder de concentração e de raciocínio; ansiosos pelo saber; fazem muitas perguntas; têm boa memória; gostam de colecionar; adoram histórias; gostam de investigar.
- Sociais: Organizam-se em grupos, "clubes"; egoístas e impacientes; têm consciência do que é justo; culto aos heróis; menos tímidos; gostam de competir.
- Espirituais: Prontos para a salvação; têm fé singela; adquirem com facilidade o hábito de ler a Bíblia e de orar; determinam padrões elevados; podem crescer espiritualmente; preocupam-se com as necessidades espirituais dos outros; podem ver a Deus como o grande juiz.
- Emocionais: Têm menos temores, mas gostam de experimentá-las de modo vicário; irritadiços; sentimentos mistos; são contra manifestações de afeição; raramente ciumentos; tendência a ódio forte; divertem-se com tudo, gostam de piadas:
IMPLICAÇÕES
Promova atividades ao ar-livre, como acampamentos.
Raciocine com eles; leve-os a "pensar!";
ative-lhes a memória proporcionando-lhes material para decorar, como versículos
ou trechos bíblicos; oriente-os para algum interesse em especial. Encoraje o
sentimento de "classe" através de tarefas para toda a classe;
ensine-os a discriminar as boas ações e as boas relações; dê bom exemplo.
Guie-os a Cristo; ensine-os a confiar em Deus; estabeleça alvos
para o estudo bíblico; ensine-os a avaliar; encoraje-os a estabelecer alvos
espirituais; dê ênfase ao trabalho missionário.
Conte histórias de heróis; seja um guia e não um ditador;
faça que se sintam queridos, sem colocar o braço em volta do ombro deles;
ensine-os a dar valor à habilidade dos outros; ajude-os a aprender a controlar
o gênio; ria com eles na hora certa.
PRÉ-ADOLESCENTES
(12-14 anos)
CARACTERÍSTICAS
- Físicas: Mudanças e crescimento (meninas mais rapidamente);problemas com a pele e com a aparência, mudança de voz;consciência do sexo; um tanto desajeitados.
- Mentais: Capacidade de raciocinar e de inquirir; fazem escolhas; a memória melhora; "sonham" acordados; autoconsciência; julgamentos rápidos; ansiosos por respostas, mas aparentam indiferença.
- Emocionais: Instáveis, mal-humorados, inconstantes; solitários; ânsia de liberdade; incompreendidos; rebeldes; francos.
- Sociais: Auge da idade da "turma"; desejo de aprovação social; fortes laços de companheirismo; gostam de caçoar.
- Espirituais: Crescimento da sensibilidade às coisas espirituais; fase crucial; perguntas honestas; ocasião oportuna para a conversão.
IMPLICAÇÕES
Atividades físicas como parte do currículo; dê oportunidade
para que compreendam a si mesmos através das lições; mostre a visão cristã sobre
os fatos da vida.
Discussões em classe, enfatizando o cuidado que se deve ter
nas opiniões; valores expostos e aceitos; alterne o exercício mecânico da
memória com a retenção de conceitos; comece a colocar metas diante deles.
O professor precisa ter, acima de tudo, compreensão e
firmeza; a orientação deve ser feita com tato para que seja aceita; amabilidade
para com todos.
Atividades salutares nos dias úteis; incentive as atitudes
corretas nas relações; organize trabalhos de grupo, incentive a cooperação e a
ajuda mútua.
Envolvimento pessoal no culto; ajude-os a encontrar em
Cristo a "resposta" para a vida e o centro controlador dela; organize
a prática diária.
Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Danubia - SP)
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário