Se você deseja dinâmicas com versículos bíblicos principalmente
para trabalhar em clubes bíblicos com pré-adolescentes, aqui estão algumas
delas para você!
1.”CONHEÇO A VERDADE!”
Escreva partes do versículo em pedaços de papel (pode ser
cartolina ou papel cartão), inclua entre essas partes, outras que não são do
versículo (partes semelhantes, mas falsas), misture-as com as verdadeiras.
Peça ao grupo que escolha o conjunto de papeis para que
montem o versículo correto. Avise-os que estejam alerta, pois há também partes
que não são verdadeiras, ou seja, não fazem parte do versículo.
Lição: Há muitos que utilizam a Bíblia de modo
distorcido, acrescentando palavras que não existem e assim, confundindo as
pessoas, quando conhecemos a verdade da Palavra de Deus não somos enganados,
mesmo que esteja parecido com ela, podemos identificar o erro claramente porque
sabemos da verdade.
2. “DECIFRANDO O VERSÍCULO!”
Escreva o versículo numa folha em formato de cartaz, mas de
forma que as palavras e letras estejam embaralhadas, fora de ordem. Peça que o
grupo decifre qual é o versículo e que o escreva na ordem correta.
Lição: Enfatizar a importância de memorizarmos
versículos bíblicos e nos familiarizarmos com eles.
3. “MONTE O VERSÍCULO!”
Os versículos utilizados no estudo bíblico ou lições que
você tenha lido e explicado cada referência bíblica aos alunos podem ser
recapitulados, escolhendo os versículos que mais reforçam o ensino através
dessa dinâmica.
Ponha partes dos versículos escolhidos dentro de balões
(partes e não apenas palavras), cada parte em um balão, espalhe os balões
fixando-os pela sala de aula ou local da reunião, ao sinal, peça que cada um
dos alunos pegue um balão e procure descobrir quais deles pegaram partes do
mesmo versículo, aqueles que encontrarem as outras partes do versículo devem
ficar juntos formando um grupo. Escreva as referências dos versículos na lousa
ou em um cartaz, após montarem o versículo o grupo que for formado deve
identificar qual das referências ele corresponde.
Lição: Quanto mais nos apegarmos à Bíblia, mais
teremos comunhão com os outros e assim, prazer em estar juntos conhecendo a
Palavra de Deus!
4. “QUAL É O VERSÍCULO I?”
Selecione os versículos que deseja trabalhar com os alunos,
ou que tenha trabalhado com eles em uma lição ou estudo bíblico e escreva-os em
uma folha pondo-a em um envelope.
Divida a classe em grupos. Cada grupo formado deve escolher
um envelope com os versículos contidos nele, mas não deve abri-lo. Após essa
etapa, o grupo entrega o envelope com os versículos para dois componentes
representá-los, esses verão quais são esses versículos e, sem nenhuma palavra,
mas através de gestos, mímicas, devem explicar para o grupo, afim de que
esse diga qual é o versículo. E assim eles terão que descobrir, quem acertar
mais vence o jogo.
Lição: Enfatize a importância do conhecimento e
memorização das Escrituras Sagradas.
5. “Qual é o versículo II?”
Siga as mesmas instruções do “Qual é o versículo I”, apenas mudando o modo de apresentar o versículo*:
Siga as mesmas instruções do “Qual é o versículo I”, apenas mudando o modo de apresentar o versículo*:
- Selecione os versículos;
- Escreva-os numa folha e ponha-os em um envelope;
- Divida a classe em grupos;
- Cada grupo escolhe um envelope com os versículos e também
dois representantes do grupo;
- *Esses representantes devem desenhar, ilustrando o
versículo, sem falar, para que seu grupo identifique qual é o versículo.
Lição: Enfatize a importância do conhecimento e
memorização das Escrituras Sagradas.
6. “QUAL É O VERSÍCULO III?”:
Ilustre os versículos com gravuras, desenhos ou objetos.
Divida a turma em grupos e apresente a ilustração do versículo a eles, o grupo
que disser qual é o versículo, citando-o, leva pontos.
Lição: Enfatize a importância do conhecimento e
memorização das Escrituras Sagradas.
7. “DESAFIOS COM VERSÍCULOS”
Essa dinâmica pode ser usada em desafios nas gincanas
bíblicas ou acampamentos. Escolha vários versículos que contenham objetos,
dependendo da quantidade de versículos, dê aos grupos um tempo para procurar os
objetos e também os versículos que contenham os mesmos.
Veja alguns exemplos: vinagre (Sl 69:21); unha (Dn 4:33);
vassoura (Is 14:23); tijolo (Gn 11:3); remédio (Pv 17:22); sabão (Jr 2:22);
roupa (Jó 13:28); pedra (Js 24:27) etc...
Obs.:
1. Você pode incluir alimentos e também animais, na
Bíblia há muitas referências também com esses temas.
2. Uma variação dessa dinâmica é escolher emoções descritas
na Bíblia e o grupo ser desafiado não só a encontrar as referências na Bíblia,
mas também a representar a emoção encontrada.
8. “FORMANDO PARES”
Escreva versículos e divida cada um em duas partes. Cole as
partes dos versículos atrás das cadeiras que os alunos sentarão na sala de aula
da Escola Bíblica ou reunião do ministério, uma parte em cada cadeira.
Quando todos estiverem em classe e você desejar formar as
duplas, explique a eles que há uma parte de um versículo em cada cadeira e que
eles devem encontrar a outra parte do versículo. À medida que forem
encontrando, cada dupla fica junto para a atividade que você desejar fazer com
a lição ou estudo bíblico.
Obs.: Uma variação dessa dinâmica é que, ao invés de colar
as partes dos versículos nas cadeiras, elas podem ser grudadas nas costas de
cada aluno á medida que chegarem em sala (sem que eles leiam o que está
escrito). Eles deverão perguntar uns aos outros o que está escrito em suas
costas e encontrar a outra parte de seu versículo com quem formará o par.
Fonte: Ministério com Crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário