sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ilustração: NIKINHO O MISSIONÁRIOZINHO



OBJETIVO: Fazer Jesus conhecido como o amigo de todas as horas. Aquele que supre as nossas necessidades: amor, carinho, fome, nudez e outros.

ALVO: A Criança, grande potencial para aceitar a Jesus como Seu Salvador, e depois como Senhor.

RECURSO VISUAL:
1.Fizemos essa história em avental e cartazes.
2. Cartazes com figura do seu cachorrinho “Totó”, Nikinho e os lápis em E.V.A e uma Boneca para representar Belinha

APRESENTAÇÃO:
A medida que contamos a estória no avental, fomos posicionando os recursos (foto)

VERSÍCULO: Provérbios 3:5ª – “Confia no Senhor de todo o teu coração”

MÚSICA: Dança do NIKINHO – Aline Barros

Começa a contação de Estória...
Crianças hoje quero apresentar a vocês o meu amigo Nikinho. Ele é um garoto muito esperto, a mamãe ama seu filhinho. Nikinho tinha muitos amigos. Gostava de brincar, pular, correr atrás de seu cachorrinho Totó. Sua mãe sempre dizia para ele que correr não dava muito certo onde eles moravam, pois, o movimento de carro era intenso.

Nikinho vendo que o dia estava muito lindo, cheio de sol, saiu para brincar com seu Totó em frente à sua casa. A mamãe de Nikinho já tinha dito a ele que não saísse, era perigoso. Em determinado momento ele viu quando o carro atropelou e matou o seu Totó. Que peninha! O Totó não existe mais para brincar com o Nikinho.

Minhas crianças, o Nikinho ficou tão triste! Ele não se conformava em ter perdido seu grande amigo. Sua mãe estava muito preocupada porque seu filhinho não queria ir para a escola e só fazia chorar. Pensava: por que eu não obedeci a minha mãe, o Totó morreu por minha culpa e, só chorava.

Certo dia, ele ainda muito triste, encontrou sua amiga Belinha. Ela era uma menina muito feliz, pois ela sabia que Jesus podia fazer qualquer coisa para alegrar coração dele , inclusive, enxugar suas lagrimas, por exemplo.

Ela disse: “Nikinho o que houve com você?” Parece muito triste! Quer me contar?

A dor era dele e ele não estava disposto a compartilhar nem com sua amiga Belinha. Nikinho continuava em silencio. A Belinha aproveitou esse momento para falar do seu grande amigo Jesus. Ela disse que Ele tiraria toda a culpa do seu coração, que enxugaria suas lágrimas e que ele voltaria a ser alegre de novo, porque Jesus é só alegria.

Puxa! Que palavra maravilhosa! Nikinho precisava ouvir e conhecer esse alguém muito especial que se importava com ele.

Crianças, o que vocês acham que Nikinho fez? Será que ele ouviu a sua amiga Belinha? Ou será que ele preferiu ficar chorando? O que vocês fariam no lugar dele?

É isso ai. Se vocês disseram que ele ouviu sua amiga Belinha, vocês acertaram. Belinha consolou o coração de Nikinho falando de Jesus, do seu grande amor, do dia em que ela o conheceu e deixou Jesus fazer parte de sua vida, perdoar seus pecados e mais feliz ainda, porque um dia ela estaria com Jesus lá no céu.

O céu crianças é um lugar lindo, onde não há dor nenhuma, lágrimas e tristezas jamais, somente alegria. A Belinha também ficou tão feliz quando soube que não choraria nunca mais e, lembrou que a Tia da EBD disse que o seu nome estaria escrito no livro de Jesus, com caneta de ouro e que nunca mais seria apagado.

Que maravilha é esse Jesus! Além de enxugar as lágrimas ainda escreveu o nome da Belinha no Seu livro. Vocês crianças, podem ter seus nomes inscritos também no livro de Jesus.

Nikinho ouviu tudo caladinho. De repente ele perguntou a sua amiga Belinha se lá no céu ele encontraria o seu Totó? O que vocês acham que a Belinha respondeu? Será que sim ou será que não?

Belinha deu uma resposta para seu amigo Nikinho que ele não queria ouvir. Ela disse: “Nikinho, no céu só tem gente”. Os animais não vão para o céu.

Vou te contar uma História que é Verdadeira: Para que eu e você entrássemos no céu, seria necessário que alguém pagasse um preço e que esse preço fosse aceito por mim e por você. Não estou dizendo que cada um de nós tem um preço, não é isso, esse preço chama-se PECADO, e que só tem um jeito de ser pago, você acha que é com dinheiro? Caro que não, foi com o SANGUE DE JESUS, e só através do derramamento de sangue na cruz é que é possível se chegar até Jesus.

(Professor fale um pouco sobre o que é pecado = que ele nos separados de Deus = Amor e Provisão de Deus )

Eu e você merecíamos permanecer afastado de Deus, mas, o seu amor é tão grande que Ele enviou seu Único Filho, Jesus, para morrer na cruz por mim e por você. (João 3:16). A Bíblia diz que Jesus morreu e ressuscitou ao 3° dia para preparar um lugar junto a Ele lá no céu para os que acreditarem nEle, como eu Belinha acredito. Entendeu agora porque o Totó não vai para o céu?
Resposta: Sim, Nikinho entendeu porque não vai mais ver o Totó.

Depois de alguns dias Nikinho foi com sua amiga Belinha para o Culto Infantil de sua igreja, lá ele pode ouvir mais de Jesus e de seu grande amor por ele. Então ele PENSOU, PENSOU e DECIDIU entregar seu coração a Jesus. Pediu para que Jesus perdoasse a sua teimosia, que por causa dela ele não ia mais vê o Totó, ele pediu também para que seu nome fosse inscrito no livro de Jesus.

Que bom! Nikinho agora era filho de Deus como sua amiga Belinha. Seus pecados foram perdoados por Jesus. Ele descobriu que viver com Jesus é muito, muito legal. Na EBD conheceu até os LÁPIS EM CORES que falam do plano de Deus para todos nós. Nikinho também aprendeu que o livro de Jesus é chamado de O LIVRO DA VIDA, onde todos nós devemos ter o nome escrito para poder entrar no céu.

Ah! Ele estava tão feliz! Dançava, louvava, dava glórias, pulava, ele queria agradar a Jesus. Sabem crianças, a alegria de Nikinho era contagiante. Por onde ele passava todos se alegravam.

APELO: E você CRIANÇA quer pedir para Jesus perdoar seus pecados e ter seu nome escrito no Livro da Vida como a Belinha e Nikinho? Você pode fazer isso agora?
Vou orar com você. (Ore com ela ou por ela; ou peça a criança para orar)

DESAFIO: E você criança que já tem Jesus em seu coração, faça feito Belinha, leve Jesus para todos os seus amiguinhos.

CONCLUSÃO: Crianças, Nikinho não estava mais triste. Agora ele era de Jesus, não perdia um Culto Infantil aos domingos. Vivia cantando e alegrava o coração de todo o mundo que estava ao seu lado. As crianças até o chamavam de o “missionáriozinho”. Lá no Culto Infantil ele aprendeu uma musica que achava parecida com ele, pois ela tinha o seu nome “A Dança do Nikinho”.

Ilustração por Ivaldira Tenório (NOBEC-RECIFE )
Visuais da Tia Sandra Leônidas.
Fonte: Internet

Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Ivonete - Curitiba/PR)

Música "Dança do Nikkinho" (Aline Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário