Ás vezes é difícil prender a atenção das crianças por muito
tempo, eles não tem paciência para aulas muito faladas, nestas horas é
interessante sempre ter preparada algumas dinâmicas que deixam a aula mais
participativa e divertida. As dinâmicas são ótimas para fazer as crianças
participarem mais das aulas e aprendem na prática o que está sendo passado.
Seguem algumas bem legais e que não exigem materiais
caros...
AFETO
Objetivo:
Desinibição e demonstrar sentimentos
Participantes: 7
a 30 pessoas
Tempo Estimado:
20 minutos
Material: Um
bichinho de pelúcia.
Descrição: Após
explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e
passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar
concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.). Deve-se ficar atento a
manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são
convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por
último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a
sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
VALORES
Objetivo:
ressaltar o positivo do grupo.
Material: folhas,
canetas e alfinetes.
Desenvolvimento:
cada participante recebe uma folha em branco. Depois de refletirem um
momento sobre suas qualidades, anotam na folha colocando o seu nome.
Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas e andam
pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que
reconhecem no companheiro. Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os
colegas acrescentaram.
Palavra de Deus:
Ef 4, 1-16 Sl 111
O OUTRO LADO
Objetivos: ver o
objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.
Desenvolvimento:
(não dizer o objetivo da dinâmica).
O coordenador pede a todos que se coloquem no fundo da sala
ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que
vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio
durante a dinâmica.
A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo,
atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
Repete-se a ordem várias vezes.
O coordenador dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao
grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
*NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala
(cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando
julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido,
obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.
Em seguida fazer comentários sobre tudo que observaram e
sentiram:
- Como cada um se sentiu?
- Quem se sentiu esmagado e desrespeitado?
- Quem mais correu ou empurrou?
- De que forma as lideranças foram se manifestando?
- Houve desistência no meio do caminho?
- Surgiram animadores?
Palavra de Deus: 1
Cor. 12,12-27 Sl 133
MANCHA OU PONTO
Objetivo: oração,
pedido de perdão, revisão de vida...
Material: uma
folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar
ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se
expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos
negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso
que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus:
1 Cor 3,1-4 Sl 51
Fonte: http://ensinandoeaprendendo1.blogspot.com.br/2010/06/dinamicas-para-deixar-aula-mais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário