quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

QUEM É RESPONSÁVEL PELAS CRIANÇAS?


Quem é responsável pelas crianças?  “Cada geração anunciará à [geração] seguinte” (Salmos 145: 4). Israel recebeu repetidamente a ordem de transmitir aos filhos (por exemplo, Dt 6:4-9; 32:6). Todos nós somos responsáveis! Deuteronômio 29.29 diz: “[...] o que ele revelou… é para nós e para os nossos descendentes”. Os pais são responsáveis! A oração de Davi é para todos nós: “Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos seus descendentes” (Salmos 71.18).

Onde estão as crianças?
 Deus colocou a família na tribo (célula), e as tribos formavam a nação (igreja). Crianças, na comunidade em suas famílias, eram incluídas. Por exemplo, em 2 Crônicas 20.13: “Todos os homens de Judá estavam ali de pé em frente do Templo, junto com as suas mulheres e os seus filhos e até as crianças de colo”. (Êx 16.9; Ne 12.42; Êx 17). Quando as palavras “todos, cada um, toda a comunidade, igreja, israelitas, etc” são usadas — as crianças são incluídas. As crianças estavam onde Jesus estava (Mt 18.2). A igreja do Novo Testamento estava no lar (At 2.46; 11.14; 18.8) onde as crianças automaticamente eram incluídas.

Quais são algumas das razões para incluir as crianças? Obedecer a Deus e modelar valores e estratégia bíblicos. Para sermos modelo para as crianças e elas para nós também. “Se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu” (Mt 18.2). Para receber Jesus! “E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim” (Mt 18.5). Elas têm um direito divino de estar onde Jesus está (Mc 10.14; Mt 19.14).
O futuro das gerações está em nossas mãos “de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam” (Sl 78.1-8)
O Espírito Santo revela coisas às crianças — e nós ouvimos! (Mt 11.25).

E qual é o resultado? 
Impedir a repetição de Juízes 2.10: “Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor”.

“Na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão…” (Dt 12.7).
David afirmou: “Perpetuarei a tua lembrança por todas as gerações; por isso as nações te louvarão para todo o sempre”. As nações louvarão a Jesus!

Isso tem tudo a ver com Jesus! 
Daphne Kirk
www.gnation2gnation.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário