Prepare-se!
Às vésperas da primeira aula,
um professor pode ter algumas reações desagradáveis, como ansiedade e medo. O
novo professor também pode acreditar que é tímido, e ter dúvidas quanto ao seu
desempenho em sala. Não creio que isso possa ser considerado
"normal", mas são reações frequentes. Na minha opinião, isso decorre
de uma avaliação distorcida que fazemos: imaginamo-nos dando aulas e as coisas
dando errado, só que não incluímos na avaliação a preparação que iremos fazer.
Você pode considerar os medos e ansiedades como procedentes, se você
fosse dar aulas naquele momento. Inclua uma preparação no caminho entre o
agora e o momento das aulas e você vai perceber que as emoções vão se
modificando à medida que você vai se preparando. Isto vale, é claro, se você
pretende se preparar o necessário para o que vai fazer.
Minhas sugestões para essa
preparação:
1) PLANEJE BEM AS AULAS
Faça um planejamento
detalhado do que vai fazer, em conteúdo e estrutura, o que vai por no quadro, o
que vai dizer. Improviso é para quando você estiver mais maduro e mais à
vontade. Se quiser modelos de planejamento, veja o Almanaque do
Professor.
Você pode usar para planejar
ou seja para apresentar o conteúdo para
os alunos, seja para estes estudarem. Veja no link acima a seção com exemplos,
modelos e roteiro de elaboração, entre outras coisas. Mapas mentais também
requerem prática e dedicação para sairem bem-feitos, mas está no futuro das
escolas, pode ter certeza. Se você os usar bem, já estará se diferenciando dos
outros professores, para melhor.
É bom que você tenha
experiência significativa com o conteúdo, aí pode se concentrar na parte
didática. Se não tem, sugiro que a adquira rapidamente ou lecione outra
matéria. Nada pior do que um professor teórico, que acaba investindo a maior
parte do tempo em seu próprio aprendizado e não no aperfeiçoamento do
planejamento, da comunicação e outros aspectos do ensino.
Lembre-se de que todos nós
gostamos de variação e não gostamos de monotonia. Varie as estratégias de
ensino, faça os alunos se mexerem de vez em quando, faça perguntas, faça-os
trabalhar em dupla ou em grupo. Se estiverem inquietos, dê 2 minutos
para fazerem o que quiserem. De vez em quando, certifique-se de que estão
acompanhando; conforme o caso, um conceito perdido compromete o restante da aula.
Dirija-se a um aluno específico; alguns alunos nunca abrem a boca por
iniciativa própria, talvez por medos como gozações de colegas ou "pagar
mico".
E faça o possível para dar
plantões ou ter plantonistas para atendimento individual, os alunos aprendem
muito melhor com as respostas às suas próprias perguntas.
2) ENSAIE
Dê a aula antes, para
ninguém, para o espelho ou para um conhecido. Se com este, peça para ele
criticar e lhe indicar as oportunidades de melhoria. Grave-se ou filme-se dando
aulas e depois escute ou veja procurando oportunidades de melhoria (faça isso
antes que a realidade lhe mostre). Se você nunca deu uma aula antes, quase
tudo é novo, e há muito, muito que você não sabe e que nem sabe que não sabe.
Procure variar o tom de voz,
é mais difícil prestar atenção a uma voz monótona. Repita e/ou enfatize com a
voz algumas passagens mais importantes.
3) PREPARE-SE
EMOCIONALMENTE
Emoções geralmente contém uma
mensagem. Na véspera da minha primeira aula, senti verdadeiro pânico; um colega
o teve durante a primeira aula. Depois descobri que isso era uma mensagem de
que eu devia me preparar melhor.
Na seção Inteligência
Emocional tem uma matéria sobre como lidar produtivamente com medos: Medo,
seu aliado para o sucesso. Pratique-a algumas vezes que depois você acaba
fazendo-a automaticamente, e terá uma boa ferramenta para o resto da vida.
4) AJUSTE AS EXPECTATIVAS
Cuidado com a
auto-expectativa irreal de que você tem que saber tudo e responder a tudo. Já
vi um professor contar que disfarçava seu não-saber indicando ao aluno o
exercício de buscar a resposta. Você tem que saber o conteúdo e mais um
pouco. Quando me perguntavam coisas que eu não sabia, fora da matéria, eu
simplesmente dizia que não sabia. Se achasse importante, podia até procurar,
mas não era a regra. Um aluno uma vez até disse me admirar por isso!
O que lhe dá credibilidade,
talvez a mais importante característica de um professor, não é saber tudo,
porque isso não é possível, mas sim dizer o que é, quando sabe, dizer que acha
que é, quando não tem certeza, e dizer que não sabe, quando realmente não sabe.
Isso é que o torna confiável.
5) SEGURE AS RÉDEAS
DA TURMA
Um ponto essencial em classe
é você reconhecer e saber que você é a autoridade. Os alunos testam os limites
para saber como se portar e usam o que acontece como referência para o que vão
fazer. Se alguém conversar alto e você não fizer nada, abre caminho para que
aconteça de novo. E se você disser que vai mandar alguém embora se atrapalhar e
o fizer duas ou três vezes, vai ter um padrão que permite aos alunos prever o
que vai acontecer, e aí não vai precisar mandar ninguém embora. O importante
aqui é você ter bem claro para si mesmo o que quer e saber que é o responsável
por fazer isso acontecer.
Por outro lado, é importante
preservar um bom e amigável relacionamento com os alunos, senão te
"fritam" e você não consegue alcançar o objetivo. Assim, um dos
objetivos iniciais é construir um bom relacionamento com a turma e com os
alunos, o que vai lhe permitir depois chamar a atenção deles sem que eles achem
que você os odeia. Para isso, procure os lados bons de cada um: um é
estudioso, o outro é cordial e respeitoso, todos têm qualidades, e você é que
tem que percebê-las. Se tiver que fazer algo drástico, como mandar alguém
embora, faça-o na boa, sem "matar" o relacionamento com ninguém. O que você
diz é secundário; a maneira como o diz é muito mais
significativa.
Nosso papel em sala é análogo
ao de uma boa enfermeira, que não liga se o doente é chato ou não, ela tem uma
missão e precisa fazer o que é preciso para cumpri-la, e precisa então relevar,
ignorar e esquecer as coisas que a tiram do foco e não contribuem para os
objetivos.
6)
COLOQUE-SE NO LUGAR DO ALUNO
Um exercício muito bom que
você pode fazer é, estando relaxado, visualizar-se sentado numa das carteiras,
na posição de aluno. Experimente e descubra as vantagens. Uma professora de
Biologia que conheço prepara as aulas assim: lê a matéria, monta o quadro na
mente e se coloca na posição de um aluno para verificar se está bom.
Outra coisa boa é lembrar-se
de suas próprias experiências como aluno, como o que gostava nos professores e
como se relacionava com eles, o que sentia, como se motivava, influência dos
colegas.
7)
TÍMIDO, EU?
E se você acredita que é
tímido, permita-me não acreditar nisso, garanto que tem situações em que você
não age timidamente. É uma situação nova e requer preparação, e uma vez preparado
o suficiente, você vai se sentir mais confiante e com vontade, sabendo que vai
fazer um bom trabalho ou pelo menos que fez o seu melhor para isso, e vai
continuar melhorando na medida de sua dedicação. Para isso você só precisa de
foco: durante um tempo, priorizar a nova atividade e dedicar todo o tempo
possível. É querer de verdade fazer o melhor possível. Depois é mais
tranquilo.
8)
MELHORE-SE
Para o futuro, mantenha ao
lado, leia e procure aplicar as idéias de livros de didática, em particular os
de PNL. Recomendo:
- Treinando com a PNL
(O'Connor e Seymour)
- Enfrentando a Audiência
(Robert B. Dilts)
- Aprendizagem Dinâmica I e
II (Dilts e Epstein)
- Almanaque do Professor -
Modelos, técnicas, estratégias e muitas outras idéias.
Ponha na cabeça e no coração
que haverá sempre algo a mais para se aprender, seja com livros, com colegas,
consigo mesmo, com o coordenador ou com feedbacks de alunos. Descobrir que não
sabe algo é um avanço, lembre-se disso. E, como disse o Millôr, "Aula em
que o professor não aprende nada é uma aula inútil".
Em síntese:
Se eu fosse resumir, diria
que o mais importante é: vai acontecer, e você precisa se preparar para isso. A
certeza de que vai acontecer, junto com a vontade de fazer bem feito, é
que mobilizam seus recursos e suas capacidades, é que fazem com que você
dedique 5 minutos a mais. O resto é decidir como será feito e aprender com a
experiência ao invés de lamentá-la. E não se iluda: você vai se enriquecer
devagar, um passo de cada vez.
Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Tia Sandrinha/SC)
Fonte: Internet
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