segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ilustração: O USO DA LÍNGUA


Texto: Salmos 19:14
Material necessário: varias latas coloridas


Em cada lata deverá Ser colocado um dos seguintes itens: limão (um pode ser descascado) , cebola inteira e cortada em pedaços, resto de lixo, sal, pimenta e uma lata com bombons.

À medida que a história é apresentada, destacando-se cada um dos itens das latas, pode-se pedir as crianças que venham ajudar, abrindo as latas.


Introdução: 
As pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e a higiene da boca. Isto é muito bom. As mulheres passam batom e todos escovam os dentes (todo mundo aqui escova os dentes? Quantas vezes?), alguns passam "halitol", chupam balas. Mas nem todo mundo está preocupado com aquilo que sai da boca.

Deus fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas, palavras que abençoem as pessoas, que confortem que encorajem, que animem, mas nem sempre é assim.

Vejam estas latas. Tão bonitas por fora, mas vamos ver o que há dentro delas?(A apresentação de cada lata vai depender da ordem como as pessoas escolherem, mas a lata com os bombons deverá ser a última).


1ª Lata- LIXO


 O que tem dentro desta lata de Lixo? Vocês viram o rosto dele/a quando abriu a lata? Penso que Deus se sente assim quando a boca que ele criou para dizer coisas boas, falam bobagens, besteira, palavras feias, palavras que ofendem os outros, mentiras, palavrões… muita gente tem a boca tão bonita por fora, mas quando abre…vocês já viram as músicas que muitas pessoas cantam? Já prestaram atenção na letra? É a musica da cachorra, e tantas outras coisas assim. Em Efésios 4.29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca.


2ª Lata- PIMENTA

O que temos aqui? Pimenta? A pimenta lembra aquelas palavras picantes que soltamos, fofocas que fazemos SOS outros. Vocês sabem o que é uma pessoa fofoqueira? Aquela que fala mal dos outros pelas costas, que gosta de cochichar. Você conhece pessoa assim? O Salmista no Salmo 141.3 pede que Deus coloque um guarda na sua boca. E em Provérbios 11.9 lemos que o ímpio, a pessoa que não ama a Deus, usa a sua boca para destruir, falar mal do outro.


3ª Lata- CEBOLA

Veja aqui temos a cebola. Você já descascou uma cebola? O que aconteceu? Você chorou. Há pessoas que quando abrem a boca fazem os outros chorarem. São palavras que nos fazem chorar. A Bíblia diz em Tiago que da boca procedem benção e maldição, mas que não devemos agir assim. Que da nossa boca saia apenas palavras que abençoem e edifiquem.


4ª Lata- SAL

Aqui temos sal. Antigamente, quando uma pessoa se feria, a gente colocava sal na ferida para que o sangue parasse de escorrer. E ardia muito. O sal lembra as pessoas que faze nossa ferida arder. Já estamos tão desanimados, tristes, e vem uma pessoa e nos desanima mais ainda. Devemos animar uns aos outros, seguindo o exemplo de Paulo em 1 Tessalonicenses 2.12 (exortar é animar e não corrigir ou repreender).


5ª Lata- LIMÃO

Dê uma mordida neste limão. O que você achou? Azedo. Há pessoas que quando abrem a boca falam palavras azedas. Estão sempre reclamando de tudo e de todos. Não conseguem agradecer por nada. Pessoas que acordam reclamando da vida e de todos. Não conseguem agradecer por nada. Pessoas que acordam reclamando da vida e de todos. Não conseguem elogiar ninguém. Na opinião dessas pessoas, todo mundo sempre tem defeitos, menos ela. A Bíblia diz em Filipenses 2.4 que devemos fazer todas as coisas sem murmurações, reclamações. Como é que você reage quando a sua mãe manda você escovar os dentes, arrumar o seu quarto, ir a padaria comprar pão? Você agradece quando recebe um presente?


6ª Lata- BOMBONS

Já não aguento mais ver tanta coisa ruim. Vamos ver o que tem nesta última lata? Ah, finalmente. O que tem aqui? Bombons! Você quer experimentar um? (distribuí-los). Que tal? Ótimo. Assim deve ser as palavras que sai da nossa boca. Efésios 4.29 diz que a palavra que sai da nossa boca deve servir para a edificação. Nos Salmos que lemos no inicio diz que a palavra dos meus lábios e a meditação do meu coração sejam sempre agradáveis. Isso quer dizer: uma palavra que adoça a vida; uma palavra que alimenta; uma palavra que seja coerente.

O que está fora da lata tem que ser igual ao que está dentro. Uma boca bonita com palavras bonitas de um coração bonito.


CONCLUSÃO: como foi que estas coisas entraram dentro dessas latas? Alguém as colocou aí. A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. O que estamos colocando em nosso coração? O que estamos lendo, vendo, o que estamos ouvindo? Isto serve tanto para as crianças como para todos nós. Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coisas boas dentro do nosso coração? Há pessoas que devem, inclusive, pedir a Deus por um coração novo, pois este que tem já está muito sujo.


Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Valéria/RJ)
Retirao do Blog: http://tianenoca.com/?p=911
Fonte: LivroManual Prático Para o Culto Infantil – Rawderson Rangel e Manoel Xavier