segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jogral - Exemplos que as mães deixaram


(As crianças entram uma por vez, dizem sua fala e saem)

CAIM – Meu nome é Caim. Minha mãe era Eva, é muito conhecida de todos, pois foi a primeira mulher. É triste dizer, mas foi por meio dela que o pecado entrou no mundo. Ela ouviu a voz da serpente em vez de ouvir a voz de Deus.
Ainda hoje muitas mães fazem isso e são péssimos exemplos para seus filhos. Infelizmente também ouvi a voz do pecado e acabei matando meu irmão.

FILHA DE LÓ -  Talvez muitos não me conheçam. Eu sou filha de Ló. O nome de minha mãe não é citado na Bíblia, mas acho que nem deveria mesmo. Ela não foi um bom exemplo. Ela não foi um bom exemplo par a ninguém, nem mesmo para minha irmã e para mim. Nossa mãe tinha um coração muito duro. Ela amou muito as riquezas e se apegou a elas. Por causa disso, ela teve um triste fim. Quando Deus ia destruir nossa cidade por causa do pecado, mandou que nossa família fugisse sem olhar para trás. Mas  minha mãe  olhou, e então se transformou numa estátua de sal.
O péssimo exemplo que ela sempre foi para nós teve conseqüências desastrosas. Nossos descendentes se tornaram um povo idólatra, orgulhoso e que causou muito mal ao povo de Deus.

SAMUEL – Eu sou Samuel. Minha mãe se chamava Ana. Ela era mulher de muita oração. Antes mesmo que eu tivesse nascido, ela me consagrou ao serviço do Senhor. Quando eu nasci, ela fez uma linda poesia de louvor a Deus. Ficamos juntos por poucos anos, e depois ela cumpriu o que tinha prometido a Deus, me levou para morar no templo e ajudar o profeta Eli. Mas ela sempre vinha me visitar e  isso me deixava muito feliz. Sei que mesmo longe, ela continuava a orar por mim.
Deus abençoou a fidelidade de minha mãe e lhe deu mais cinco filhos. Minha mãe foi um exemplo para mim.

JACÓ – Meu nome é Jacó. Minha mãe era Rebeca. Ela era muito bonita, trabalhadeira e hospitaleira. Foi muito decidida quando o servo de meu pai foi buscá-la para se casar. Ela era muito amorosa, mas errou em me amar mais do que a meu irmão mais velho Esaú, e quis me dar os benefícios que pertenciam a ele. Então, ela me aconselhou a enganar meu pai e meu irmão. Esse mau conselho afetou toda a minha vida. Esaú ficou tão bravo que disse que ia me matar. Por causa disso, tive que fugir. Minha mãe e eu nunca mais nos encontramos.

JOÃO BATISTA -  Eu sou João Batista, minha mãe se chamava Isabel. Que grande mulher foi minha mãe! Ela era justa diante de Deus e vivia de maneira irrepreensível em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Ela me ensinou a ser assim também. Por isso pude cumprir a missão que Deus me deu, de anunciar ao povo a vinda do Messias, Jesus, e preparar o caminho par que ele se revelasse e realizasse a sua obra. Minha mãe foi um grande exemplo prá mim!

MIRIAM -  Eu sou Miriam, irmã de Móises, pude ver o que aconteceu com meu irmão quando ele era ainda bebê. Minha mãe Joquebede, teve que colocá-lo numa cestinha dentro do rio para protegê-lo do rei mau, que estava matando todos os bebês do meu povo.
Mas minha mãe confiou na proteção de Deus porque sabia que Deus tinha um plano para vida de Móises. Ela nos ensinou a amar  e a temer a Deus desde quando éramos bem pequenos. Isso fez toda diferença em nossas vidas.

TIMÓTEO – Meu nome é Timóteo. Um dia eu cri em Jesus como Salvador e dediquei minha vida ao serviço do Senhor. Fui companheiro e ajudante do apostolo Paulo. A fé que tenho em Deus eu devo ao exemplo de minha mãe, Eunice, e de minha avó Loide. Graças os ensinos das duas eu pude ser salvo, me tornar missionário e levar o nome de Jesus a muitas pessoas.
ÁTILA – Penso que a maioria não me conhece. Eu sou Átila. Minha mãe foi a rainha Jezabel. Ela não foi um bom exemplo prá mim. Era idólatra e ensinava o povo a adorar outros deuses. . Ela também era muito vingativa. Perseguiu o profeta Elias porque ele falava a verdade sobre o deus verdadeiro. Também era má. Conseguiu testemunhas falsas e mandou matar Nabote para tomar posse das terras que eram dele. Por ter feito tantas maldades a vida inteira, ela teve um fim muito triste. Infelizmente eu segui o seu exemplo e só fiz o que era mau perante o Senhor.

JESUS – Eu sou Jesus. Minha mãe era temente a Deus e por isso foi escolhida para ser mãe do Salvador. Quando o anjo lhe trouxe a notícia, sua reação foi de submissão ao plano de Deus para sua vida, mesmo sabendo dos riscos que corria. Ela era pecadora, como toda raça humana, e reconhecia isso pois declarou em seu cântico que precisava de um Salvador. É uma pena que muita gente não entenda isso e a coloque como uma salvadora. Mas, apesar disso, não posso deixar de mencionar como ela era amorosa e piedosa. Ela foi e é um exemplo para muitas mães.

MENINA(O) –(Entra com um grupo de crianças) – Eu sou __________________, e falo em nome de todas as crianças. Nós não fazemos parte do passado que, sendo bom ou ruim, não pode ser mudado. Mãe, você não pode nos dar garantia de um final feliz, mas pode com certeza nos indicar o caminho certo para um final feliz. Mãe, só em Jesus teremos a garantia de vivermos felizes para sempre.

Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Katia MAchay/RJ)
Autoria desconhecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário