quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROBLEMAS DA ESCOLA DOMINICAL (Gilberto Celetti)



Realizei uma enquete nos meses de outubro e novembro de 2009, com a pergunta:
Como funciona o Departamento Infantil da Escola Dominical de sua igreja?

Obtive o seguinte resultado:
Em 10% das respostas a igreja não possui mais a Escola Dominical

Nas que ainda mantém a estrutura da Escola Dominical:

20% - Têm classe única para todas as crianças
80% - Têm classes divididas por idades

32% - Há rodízio de professores a cada domingo
68% - Os professores permanecem fixos ao longo do ano

25% - Os professores dão lições avulsas conforme a sua escolha.
75% - Os professores seguem um currículo escolhido pela direção da Escola

Percebo uma tendência cada vez mais acentuada de esvaziamento da Escola Dominical e que há muitas igrejas que não têm nenhuma preocupação quanto ao que as suas crianças recebem de educação bíblica e cristã.

Alguns líderes dedicados ao ministério infantil em suas igrejas estão cada vez mais desanimados com a dificuldade de conseguirem professores devidamente capacitados para trabalharem com as crianças, de acordo com a sua faixa etária.

Além desta dificuldade, estão apontando outra, ainda mais problemática: hoje, quando alguém porventura se apresenta para ajudar, não quer assumir um compromisso que exija dedicação domingo após domingo. Querem ajudar apenas um domingo por mês.

Um dos problemas mais cruciais está relacionado ao currículo que é adotado.

Embora ainda a maioria das escolas dominicais tenha um currículo estabelecido para o ano, é raro encontrar uma igreja que tenha um currículo em longo prazo, contemplando a criança ao longo de todo o período da infância, e que transmita uma visão histórico-cronológica da Bíblia.

Há algumas histórias bíblicas que as crianças ouvirão dezenas de vezes. Outras histórias jamais ouvirão. O grande problema é que falta a visão de transformar as histórias em lições que as crianças possam aplicar em sua vida diária.

Há boas igrejas que até procuram estruturar bem o chamado “Departamento Infantil”, no entanto o seu objetivo com isto é fazer com que os pais destas crianças sintam-se felizes por terem uma igreja que se preocupa com as suas crianças. Este é o seu único alvo. Falta, infelizmente, em muitas destas igrejas, uma visão de se investir mesmo na formação da criança.

Este assunto é sério e solene. Assiste-se ao fenômeno, cada vez, de crianças estarem sendo “igrejadas” e não evangelizadas e discipuladas.

Gilberto Celetti

Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Sandra Mac/RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário