terça-feira, 24 de setembro de 2013

Preparando lições Bíblicas para crianças

“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou”. (Mc 10:13-16)


QUAL O NOSSO VERDADEIRO PAPEL?
  • Não somos apenas professoras, somos Pastoras de ovelhinhas preciosas para Cristo.
  • As crianças devem ser o centro de nossos interesses.
  • O desejo de Jesus era o ensino das crianças e que elas estivessem perto dele, portanto é nosso dever ensinar as crianças sobre Cristo.
  • Devemos conhecê-las para traçarmos objetivos possíveis.
AS CRIANÇAS SÃO:
  • Brincalhonas.
  • Gostam de fazer de conta.
  • São curiosas.
  • Amorosas.
  • Dinâmicas.
  • Aprendem pelos órgãos dos sentidos.
  • Recebem as verdades bíblicas com pureza de fé.

O QUE ENSINAR?
  • O ensino cristão é cooperar com Deus na modelagem do caráter cristão.
  • Os Ensinamentos: Serviço, adoração, temor, leitura bíblica, pregação, oferta.

TIPOS DE ENSINO:
  • Para crianças Salvas: Objetiva crescimento espiritual.
  • Para crianças não Salvas: Objetiva salvação.

PONTOS INDISPENSÁVEIS PARA LIÇÃO EVANGELÍSTICA
  • Deus ama você (Jo 3.16);
  • Você é pecador (Rm 3:23 e 6;23)
  • Você pode fazer parte da família de Deus (1Co 15:3 e 1Jo 1:7b)
  • Você terá a vida eterna (Jo 3.36 e Jo 5:2)

PASSOS PARA PREPARAR A LIÇÃO:
  • Observar as necessidades das crianças.
  • Traçar objetivos.
  • Prepare o seu coração e ore para que Deus prepare o coração das crianças.
  • Dependa do Espírito Santo (flexibilidade de planejamento).
  • Leia a passagem bíblica, diretamente da Bíblia.
  • Medite no que a história fala em seu coração e onde você pode encaixar os dois tipos de ensinamentos para as crianças.
  • Consulte comentários bíblicos e outras fontes de pesquisa.

PARTES DA HISTÓRIA
Introdução:
uma pergunta referente a uma parte importante da história, porém que não revele o defeito da mesma; uma ilustração referente ao assunto, por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.

Clímax: ponto alto da história onde o conflito é resolvido.

Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.

Desafio: desafio prático para um período de uma semana lembrar-se de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.

Referências: Bíblia de Recursos para o ministério com crianças[tradução da Bíblia]Jõao Ferreira de Almeida; notas e material adicional Neyd Siqueira.2 ed. rev. e atual.-São Paulo:Hagnos,2003.

Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Tia Sandrinha/SC)