“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os
discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto,
indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais;
porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não
receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. E,
tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou”. (Mc 10:13-16)
QUAL O NOSSO VERDADEIRO PAPEL?
- Não somos apenas professoras, somos Pastoras de ovelhinhas preciosas para Cristo.
- As crianças devem ser o centro de nossos interesses.
- O desejo de Jesus era o ensino das crianças e que elas estivessem perto dele, portanto é nosso dever ensinar as crianças sobre Cristo.
- Devemos conhecê-las para traçarmos objetivos possíveis.
AS CRIANÇAS SÃO:
- Brincalhonas.
- Gostam de fazer de conta.
- São curiosas.
- Amorosas.
- Dinâmicas.
- Aprendem pelos órgãos dos sentidos.
- Recebem as verdades bíblicas com pureza de fé.
O QUE ENSINAR?
- O ensino cristão é cooperar com Deus na modelagem do caráter cristão.
- Os Ensinamentos: Serviço, adoração, temor, leitura bíblica, pregação, oferta.
TIPOS DE ENSINO:
- Para crianças Salvas: Objetiva crescimento espiritual.
- Para crianças não Salvas: Objetiva salvação.
PONTOS INDISPENSÁVEIS
PARA LIÇÃO EVANGELÍSTICA
- Deus ama você (Jo 3.16);
- Você é pecador (Rm 3:23 e 6;23)
- Você pode fazer parte da família de Deus (1Co 15:3 e 1Jo 1:7b)
- Você terá a vida eterna (Jo 3.36 e Jo 5:2)
PASSOS PARA PREPARAR A
LIÇÃO:
- Observar as necessidades das crianças.
- Traçar objetivos.
- Prepare o seu coração e ore para que Deus prepare o coração das crianças.
- Dependa do Espírito Santo (flexibilidade de planejamento).
- Leia a passagem bíblica, diretamente da Bíblia.
- Medite no que a história fala em seu coração e onde você pode encaixar os dois tipos de ensinamentos para as crianças.
- Consulte comentários bíblicos e outras fontes de pesquisa.
PARTES DA HISTÓRIA
Introdução:
uma pergunta referente a uma parte importante da história,
porém que não revele o defeito da mesma; uma ilustração referente ao assunto,
por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para
contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma
história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
Clímax: ponto alto da história onde o conflito é
resolvido.
Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.
Desafio: desafio prático para um período de uma semana lembrar-se de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.
Referências: Bíblia de Recursos para o ministério com
crianças[tradução da Bíblia]Jõao Ferreira de Almeida; notas e material
adicional Neyd Siqueira.2 ed. rev. e atual.-São Paulo:Hagnos,2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário