sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Teatro: Davi e Golias


Ensino: Confiar em Deus

Sugestão de Músicas: CD “Cantando e Encenando a Bíblia”

Cenário e roupas da peça: Um narrador, estante com muitos livros, Bíblia grande (que pode ser feita de caixa grande de papelão, forrada de papel preto e dourado, com várias folhas, de forma que os personagens principais saiam de dentro dela). Para Daniel, roupa de época e um leão grande de pelúcia ou figura. Para Noé, roupa de época e arca grande de EVA para carregar. Para Zaqueu, roupa de época e uma árvore de EVA para carregar. Para Jesus, roupa de época e uma cruz para carregar. Para o gigante, roupa de guerra, capacete, armadura de papelão e lata para sapato – assim a pessoa fica mais alta e espada de plástico. Para Saul, roupa de rei. Para Davi, roupa simples de camponês e armadura, couraça, capacete de papelão com papel dourado. Também 5 pedras ( de jornal) e uma funda (tecido grosso e elástico).

Narrador: Quantos aqui gostam de ouvir uma boa história? Todos nós gostamos. Por isso, hoje vamos falar de um livro muito especial, onde encontramos várias histórias verdadeiras de pessoas que viveram há muito tempo atrás. Este livro chama-se Bíblia, a palavra de Deus. É um livro de grande valor porque traz a palavra santa de Deus. A Bíblia é uma maravilhosa carta do amor de Deus para o ser humano. Livro por meio do qual Deus tem falado ao homem para ensiná-lo a viver feliz.

Música: Bíblia da Garotada.
Durante a música, o narrador vira as páginas, e entram os personagens: Daniel (carregando um leão de pelúcia), Noé (carregando a figura grande de uma arca), Zaqueu (carregando uma árvore de EVA) e Jesus (carregando uma cruz).

Narrador: Neste livro precioso, que é a Bíblia, encontramos muitas histórias, mas hoje vamos escolher para contar pra vocês… Já sei! Aqui está! Duas pessoas que se preparavam para lutar. Quem é que vai ganhar? Esta história está escrita aqui na Bíblia em I Samuel 17.
Música: “Quem é que vai ganhar?”

CENA: Entrada do povo.

Narrador: Há muito tempo atrás, o povo de Deus estava em apuros, com muito medo! Pois havia um gigante mau que queria destruir o povo de Deus. Seu nome era Golias.
CENA

(Golias) – Ha, ha, ha! É este o exército que quer guerrear contra nós? Será que o seu Deus vai conseguir salvá-los da derrota? Ha, ha, ha! Eu desafio seus guerreiros. Escolham um homem do exército israelita para que lute comigo. Se ele me ferir e vencer, nós seremos seus servos, porém se eu vencer e o ferir, vocês serão meus escravos!

Narrador: O povo todo tremia de medo. O rei de Israel, Saul, ouvindo estas palavras do gigante filisteu espantou-se e temeu muito. Mas, logo apareceu um jovem pequeno, não era nem soldado! Seu nome era Davi e ele confiava em Deus! Estava ali, a mando de seu pai, somente para saber se seus irmãos mais velhos, que eram guerreiros, estavam bem. Ele ouviu os insultos do gigante Golias e viu que os israelitas fugiam de medo.

CENA
(Golias) – Escolham logo um homem para lutar comigo. Vocês estão com medo? Onde está seu Deus para livrá-los? Há, há, há!

Narrador: Golias desafia de novo o exército israelita e Davi resolve lutar porque não admite que o gigante fale mal de Deus e seu povo.

CENA
(Davi) – Quem é este para falar mal do Deus vivo? Não tenham medo! Eu lutarei contra ele.

(Rei Saul) – Você não pode porque é muito jovem ainda, simplesmente um pastor de ovelhas. Ele além de ser gigante é guerreiro desde a mocidade.

(Davi) – Eu apascentava as ovelhas de meu pai quando apareceu um leão e um urso pegando um cordeiro do rebanho. Eu lutei, feri o leão e recuperei o cordeiro que estava na sua boca. Se matei um leão e um urso, com certeza Deus me ajudará também a matar esse gigante filisteu, pois, ele afrontou o exército do Deus vivo. O mesmo Deus que me livrou do leão e do urso, também me livrará deste gigante. Deus me fará vencer!

(Rei Saul) – Vá então e que o Senhor seja contigo!

Narrador: Que coragem! Será que Davi vai ganhar? Saul vestiu Davi com sua armadura, um capacete de bronze e uma couraça… Cingiu a espada e experimentou andar. Mas não conseguiu porque jamais havia usado aquilo. Então Davi tirou as vestes de guerra e pegou somente o seu cajado na mão, cinco pedras lisas do ribeiro e sua funda.
CENA
(Gigante) – Há,há,há! Este é o guerreiro do exército de Israel? Não havia coisa melhor?

(Davi) – Vou contra você em nome de Deus!

(Gigante) – Venha logo que vou dar sua carne para as aves do céu!

(Davi) – Você vem contra mim com espada, com lança e escudo, eu, porém, vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel a quem você afrontou.
Hoje mesmo, toda a terra saberá que há Deus em Israel!

Narrador: Davi pegou afunda, colocou a pedra, atirou e feriu o gigante filisteu na testa e ele caiu com o rosto em terra e morreu. Correu Davi, pegou a espada do gigante e cortou-lhe a cabeça. Vendo os filisteus que o seu herói estava morto, fugiram. Mas o povo de Israel, vitorioso, comemorou e se alegrou muito. Davi venceu porque confiou em Deus!

Música: “Davi e Golias”.

Fonte: http://ensinoinfantilnumclique.wordpress.com/2013/06/04/teatro-infantil-para-ebf/