Existem certos problemas no ambiente escolar que são
praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação do aluno um dos
mais preocupantes, fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as
áreas da educação e em diferentes níveis de ensino.
Considerado como um problema de difícil resolução é
fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela
se constrói.
Geralmente a falta de motivação é originada das
características próprias do aluno e do ambiente escolar como um todo, fazendo
com que o aluno passe a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar
com ele.
Ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo social no qual
este jovem se relaciona, também contribuem para a sua desmotivação.
Determinados alunos apresentam grande dificuldade em
interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido
de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar
das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em
realizar algo que se refere à aprendizagem.
O professor deve ficar atento ao comportamento de seus
alunos, visto que podem partir desde aqueles jovens mais agitados, tanto aos
jovens desligados e inquietos.
No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve
se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o
desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação
professor/aluno e o processo avaliativo.
Com o objetivo de contribuir com os professores que muitas
vezes no exercício da profissão apresentam o verdadeiro interesse em ajudar o
aluno desmotivado, segue abaixo algumas sugestões baseadas em estudiosos da
área com o objetivo de auxiliar o educador na prática, motivando seu aluno,
independente da disciplina ou série em que se encontra:
- Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas “mecânicas”;
- Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar;
- Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade;
- Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno;
- Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;
- Quando o aluno apresentar dificuldades, apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio;
- Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula;
- No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na auto-estima dos alunos.
O professor sendo mediador do conhecimento é responsável por
realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter
atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais capacitados.
Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Valéria - RJ)
Por Elen Campos Caiado
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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