segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS POR FAIXA ETÁRIA

Deus ama as crianças assim como ama qualquer pessoa, independente da idade. Por isso, Ele quer que as crianças sejam salvas também.

Para que isso ocorra, elas precisam que alguém lhes conte o que Jesus fez por elas na cruz, para que possam reconhecer que são pecadoras e aceitá-lO como Senhor e Salvador das suas vidas.
Quando Jesus subiu aos céus, deixou uma ordenança: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

O “Ide” de Cristo abrange todas as pessoas, inclusive as crianças. Ele não excluiu ninguém de ser evangelizado. Se você estava procurando um motivo ou uma base bíblica para justificar seu ministério entre os pequenos, acabou de encontrar. Agora, mãos à obra!


CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS POR FAIXA ETÁRIA

Idade
Características Gerais
Como Ensinar
2 e 3 anos
- Come, dorme e cresce muito;
- Movimenta-se muito;
- Gosta de ensino simples e repetitivo;
- Aprende os medos dos outros;
- Aprende através dos cinco sentidos;
- É egoísta, mas simpática;
- É ativa e descobridora.
- Uma ideia por vez, repetida e variada;
- A sala ideal deve ter 1 m² por criança;
- Mesas ou cadeiras em U;
- Quadros e materiais ilustrativos na altura dos olhos das crianças.
4 e 5 anos
- Habilidade manual mais aguçada;
- Gosta de ajudar pais e professores;
- Atenção varia de 4 a 10 minutos;
- Curiosa e perguntadora;
- Aprende e esquece com facilidade;
- É literal;
- Começa a reconhecer o certo e o errado.
- Gostam de dramatizar histórias, fazer de conta;
- Fale abertamente da mensagem da salvação;
- Tenha uma sala com clima agradável em todos os aspectos.
6 a 8 anos
- Precisa de muitas atividades;
- Muitas coisas que antes pedia ajuda dos outros, agora faz sozinha;
- Boa memória;
- Já sabe ler e escrever;
- É impaciente e cooperadora.
- Fale das características de Deus;
- Use versículos variados, podendo ser um por semana;
- Abuse dos recursos de ensino: flanelógrafo, trabalhos manuais, etc.
9 a 12 anos
- Come e se mexe muito;
- Lê muito e tem ótima memória;
- Sabe discernir tempo, espaço e acontecimentos;
- Gosta do mundo real e do mundo da fantasia;
- Competidora, barulhenta e briguenta;
- Quer fazer parte de uma turma;
- É independente, investigadora, valente e expansiva.
- Enfatize o crescimento espiritual;
- Nas histórias, enfatize os heróis;
- Inclua perguntas em certo período da história ou da aula;
- Estimule a prática daquilo que é ensinado em classe. Ao dizer que é bom ajudar os outros, mobilize-as para prestar ajuda a crianças em um hospital infantil, por exemplo.

Fonte: Retirado da apostila TREINAMENTO BÁSICO PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS
Professora: Sara Lana, voluntária da Apec-Roraima (www.poramorascriancas.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário