OS 5 ERROS QUE OS
PROFESSORES COMETEM E COMO EVITÁ-LOS
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com
a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está
certa de poder controlar. O que , de fato, é realmente frustrante nesta
situação é: ter responsabilidades a cumprir e não ter as devidas ferramentas
para fazer isso.
Lembro bem no início da minha carreira, o sentimento de
incapacidade que eu sentia, antes de descobrir as ferramentas certas para
combater a indisciplina na sala de aula. Você se sente insegura, chegando
a duvidar da sua competência enquanto Professor. É frustração, misturado com
raiva e impotência. É inclusive esse conjunto de sentimentos negativos que
levam muitos Professores a desistirem da profissão.
O triste de tudo isso é que, muitos que desistem prosseguem
acreditando que falharam na profissão, enquanto que a verdade é que não tinham
ferramentas apropriadas para lidar com a questão.
Nos bancos das Universidades ninguém toca nesta questão
parece que a única coisa que o Professor tem de fazer é entrar na sala e “dar”
aula. Ninguém fala da falta de educação e desrespeito, ninguém comenta
sobre a indisciplina ou violência, ninguém aborda a falta de limites e muito
menos, sequer sugere o que fazer quando a situação não está no nosso “script”,
chamado Plano de Aula.
Em um roteiro quando é produzido um filme ou peça de teatro,
há um “script”, e tudo deve ser feito conforme está escrito e determinado lá.
Mas, e na sala de aula, quando nosso “script” não dá conta do nosso dia a dia?
O que fazer então?
Para ser honesta, sempre parecia que todos a minha volta queriam
mais era que eu perdesse essa batalha, pois viviam alertando-me acerca do que
os pais iriam dizer ou fazer. Na verdade todos estavam mais preocupados em não
perder os alunos ou ainda não provocarem a ira dos pais, do que oferecer o
apoio que eu precisava.
Aprendi às duras penas, que tudo o que haviam dito
a respeito de como disciplinar os alunos estava errado pois não
funcionava. Na verdade, a única coisa que eu precisava era que os alunos fossem
100% respeitosos, fizessem as tarefas, e prestassem atenção todas às vezes.
Assim, não importasse a classe social do aluno, seu
histórico de comportamento, seu nível de socialização. Uma vez que esse aluno
entrasse na minha sala de aula, ele deveria dar conta de suas responsabilidades
e cumprir suas tarefas. Há muitos anos atrás esta afirmação já era
utópica, no entanto ainda hoje, para muitos ela ainda é um “delírio” impossível
de alcançar.
Hoje é sabido, que mesmo a pior turma, e ainda que a
escola esteja localizada em um meio hostil, este objetivo pode ser alcançado.
Não ocorrerá do dia para a noite, será preciso esforço, paciência e
principalmente persistência.
A “mágica” ocorre quando você descobre e utiliza as
ferramentas e estratégias apropriadas que tornam todos os alunos mais
responsáveis e aplicados. Ao ter em mãos essas novas ferramentas a sua sala de
aula sofre uma transformação porque o seu jeito de dar aula também muda.
Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina
ocorre por uma série de fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que
provocava. Isso mesmo! Não estou aqui eximindo a parte que cabe a família, ao
gestor, ao governo, aos astros, seja lá quem for que você queira transferir a
culpa, o fato é que tive de dar a “mão a palmatória”, descer do salto,
humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a minha
responsabilidade fazer.
Veja abaixo os 5 grandes erros que eu cometia e,
infelizmente, muitos Professores estão cometendo, talvez até você,
inconscientemente, também esteja. Por isso é hora de rever sua prática em cada
um dos itens abaixo:
- Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez
- Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invés de dar a direção do que fazer.
- Erro no. 3: Ameaçar, ameaçar, ameaçar e……. Não cumprir
- Erro no. 4: Uso de linguagem não verbal de forma inadequada
- Erro no. 5: Aula chata do começo ao fim
Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Valéria - RJ)
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