sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DICAS PARA O PROFESSOR


 
O professor deve estudar com muito cuidado e atenção as características e necessidades típicas da faixa etária que irá ensinar.

As seguintes informações dão uma ideia, ainda que resumida, das características comuns a cada faixa do crescimento e do desenvolvimento humano, fornecendo também as implicações que delas decorrem para o ensino. Estude estas relações, dando especial atenção ao grupo que irá ensinar.

 
BERÇÁRIO (2, 3 anos)

CARACTERÍSTICAS

  • Físicas: Crescimento rápido; atividade; cansaço rápido; sentidos do gosto e do tato ávidos de estímulo.
  • Mentais: Aprendizado rápido a partir das coisas que os circundam; usa os cinco sentidos para aprender; têm imaginação viva; vocabulário limitado, mas em crescimento; período curto de atenção.
  • Sociais: Egocêntricos; confiantes; amorosos e carentes de amor; cheios de medo, raiva e frustrações; felizes; brincam sozinhos; pouco sentimento de grupo.
  • Espirituais: Veem a Deus como real e vivo; oram com facilidade; amam a Deus sem dificuldades; são imitadores; podem imaginar Jesus como um grande amigo; a Bíblia representa algo especial.
  • Emocionais: Dependentes; tímidos, têm temores imaginários; são sensíveis ao ambiente; necessitam de segurança e atenção; irritam-se com confusão quando cansados; têm compreensão literal; são cheios de deslumbramento e maravilha.


IMPLICAÇÕES

Necessidade de variações; liberdade para mudar de atividades durante aula; fornecer material que possa ser sentido e manuseado.

Deixe que olhem, sintam e toquem; use histórias das quais possam "participar", figuras e objetos que possam segurar e "completar"; use métodos variados e curtos. Ensine a compartilhar, a amar e a confiar em Deus, no professor e nos outros; ofereça oportunidades para a livre expressão; torne agradável o tempo passado na Escola Dominical.

Ensine a orar, a cantar, a adorar; repita com frequência versículos bíblicos fáceis de compreender.

Atenção individual, voz baixa, seja calmo; evite barulho e confusão; faça que se sintam em casa; quando possível, inclua um professor do sexo masculino; use programas variados que requeiram atividade muscular, e atividades tranquilas; evite o uso de símbolos nos cânticos e nas histórias; leve-os a descobrir a Deus.

 
PRÉ-ESCOLARES (4, 5 anos)

CARACTERÍSTICAS

  • Físicas: Crescimento rápido; desenvolvimento muscular, faltando boa coordenação; habilidade em certos jogos; agressividade; brincalhões; cansam-se com facilidade.
  • Mentais: Curiosidade; período curto de atenção; imaginação rica; vocabulário limitado; praticidade (tomam tudo ao pé da letra); muita fantasia.
  • Sociais: Egocêntricos; amistosos; imitadores; querem aprovação.
  • Emocionais: Medo; excitação.
  • Espirituais: Imaginam Deus de modo pessoal como o pai; confiam nele e o amam; diferenciam o certo do errado; prestam sincero culto a Deus; têm fé.


IMPLICAÇÕES

Tire tempo para atividades físicas; dê-lhes alguma responsabilidade; varie o período das aulas.

Responda com atenção às perguntas deles; utilize-as em aula; varie; promova jogos que usem a imaginação; seja claro, empregue palavras que eles conhecem; raciocine com eles; exemplifique com histórias e auxílios audiovisuais. Ensine-os a compartilhar; seja amigo deles; dê bom exemplo; demonstre amor.

Ensine o amor de Deus; oriente-os em suas formas, de expressão.

Ensine-os a relacionar-se com Deus através da oração; faça-os saber que Deus aprova o que é certo; proporcionem-lhes tempo para adoração; ensine a presença de Jesus.

 
PRIMÁRIOS (6-8 anos)

CARACTERÍSTICAS
  •  Físicas: Ativos; crescimento irregular; abandono da primeira infância; querem "fazer".
  • Mentais: Período curto de atenção; levam tudo ao pé da letra, pensam de maneira concreta; imaginativos, raciocínio crédulo; interesse pelas necessidades físicas; observadores.
  • Emocionais: Felizes; excitáveis; impacientes; simpáticos; precisam de segurança.
  • Sociais: Amáveis com os companheiros da mesma idade e com o sexo oposto; egoístas; gostam de ajudar; necessitam de livre-expressão; preferem as atividades individuais.
  • Espirituais: Têm fé natural e creem na oração; são espiritualmente sensíveis; em geral gostam da Escola Dominical; são preconceituosos; visualizam Deus como santo, cheio de amor e de força.

IMPLICAÇÕES

Promova muitas atividades; ofereça oportunidades para a livre-expressão.

Varie os procedimentos; seja claro e preciso; permita-lhes usar a imaginação, mas leve-os a distinguir o real do irreal; raciocine com eles; use auxílios audiovisuais.

Divirta-se com a classe; o professor deve ser calmo; ensine paciência; ensine a confiança em Deus; incentive-os à solidariedade com as necessidades alheias. Agrupe-os; ensine a compartilhar; promova tarefas que dêem oportunidade de colaboração; oriente a livre-expressão.

Forneça-lhes tempo para orar e cultuar; incentive-os a ser obedientes a Cristo; leve-os a experimentar o amor e a ajuda de Deus.

 
INTERMEDIÁRIOS (9-11 anos)

CARACTERÍSTICAS

  • Físicas: Energéticos e ativos; sadios, crescimento físico lento, exceto os músculos; resistentes; vagueadores.
  • Mentais: Poder de concentração e de raciocínio; ansiosos pelo saber; fazem muitas perguntas; têm boa memória; gostam de colecionar; adoram histórias; gostam de investigar.
  • Sociais: Organizam-se em grupos, "clubes"; egoístas e impacientes; têm consciência do que é justo; culto aos heróis; menos tímidos; gostam de competir.
  • Espirituais: Prontos para a salvação; têm fé singela; adquirem com facilidade o hábito de ler a Bíblia e de orar; determinam padrões elevados; podem crescer espiritualmente; preocupam-se com as necessidades espirituais dos outros; podem ver a Deus como o grande juiz.
  • Emocionais: Têm menos temores, mas gostam de experimentá-las de modo vicário; irritadiços; sentimentos mistos; são contra manifestações de afeição; raramente ciumentos; tendência a ódio forte; divertem-se com tudo, gostam de piadas:


IMPLICAÇÕES

Promova atividades ao ar-livre, como acampamentos.

Raciocine com eles; leve-os a "pensar!"; ative-lhes a memória proporcionando-lhes material para decorar, como versículos ou trechos bíblicos; oriente-os para algum interesse em especial. Encoraje o sentimento de "classe" através de tarefas para toda a classe; ensine-os a discriminar as boas ações e as boas relações; dê bom exemplo.

Guie-os a Cristo; ensine-os a confiar em Deus; estabeleça alvos para o estudo bíblico; ensine-os a avaliar; encoraje-os a estabelecer alvos espirituais; dê ênfase ao trabalho missionário.

Conte histórias de heróis; seja um guia e não um ditador; faça que se sintam queridos, sem colocar o braço em volta do ombro deles; ensine-os a dar valor à habilidade dos outros; ajude-os a aprender a controlar o gênio; ria com eles na hora certa.
 
PRÉ-ADOLESCENTES (12-14 anos)

CARACTERÍSTICAS

  • Físicas: Mudanças e crescimento (meninas mais rapidamente);problemas com a pele e com a aparência, mudança de voz;consciência do sexo; um tanto desajeitados.
  • Mentais: Capacidade de raciocinar e de inquirir; fazem escolhas; a memória melhora; "sonham" acordados; autoconsciência; julgamentos rápidos; ansiosos por respostas, mas aparentam indiferença.
  • Emocionais: Instáveis, mal-humorados, inconstantes; solitários; ânsia de liberdade; incompreendidos; rebeldes; francos.
  • Sociais: Auge da idade da "turma"; desejo de aprovação social; fortes laços de companheirismo; gostam de caçoar. 
  • Espirituais: Crescimento da sensibilidade às coisas espirituais; fase crucial; perguntas honestas; ocasião oportuna para a conversão.

  
IMPLICAÇÕES
Atividades físicas como parte do currículo; dê oportunidade para que compreendam a si mesmos através das lições; mostre a visão cristã sobre os fatos da vida.

Discussões em classe, enfatizando o cuidado que se deve ter nas opiniões; valores expostos e aceitos; alterne o exercício mecânico da memória com a retenção de conceitos; comece a colocar metas diante deles.

O professor precisa ter, acima de tudo, compreensão e firmeza; a orientação deve ser feita com tato para que seja aceita; amabilidade para com todos.

Atividades salutares nos dias úteis; incentive as atitudes corretas nas relações; organize trabalhos de grupo, incentive a cooperação e a ajuda mútua.

Envolvimento pessoal no culto; ajude-os a encontrar em Cristo a "resposta" para a vida e o centro controlador dela; organize a prática diária.


Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Danubia - SP)
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário